O conceito e a imagem de Condomínios Sustentáveis vêm se popularizando em nosso país conforme cresce a consciência ecológica e os problemas climáticos constantes que se espalham pelo mundo e que fazem as pessoas refletirem sobre o nosso futuro. As preocupações de uma grande parcela da população aumentam conforme os fatos e notícias de eventos climáticos que acontecem frequentemente.
Também, o entendimento de que a água potável será um elemento raro e caro no futuro, reforça a necessidade de se tomarem ações imediatas para que se minimizem os impactos.
Desta forma, uma habitação que seja capaz de economizar recursos como a água e energia e que seja capaz de reverter seus resíduos em benefícios ou fonte de renda, é um conceito bem-vindo para uma sociedade preocupada com seu futuro e que deseja garantir a sua continuidade. Por isso, cada vez mais vem se investindo na construção de Condomínios Sustentáveis com grande sucesso, pois permitem o uso consciente e racional dos recursos naturais.
Os Condomínios Sustentáveis serão capazes de garantir uma correta e racional utilização de recursos naturais cada vez mais escassos e caros. Economizando dinheiro para seus moradores e garantindo ao planeta a possibilidade de recuperar-se de forma adequada para fazer frente ao consumo dos recursos necessários a manutenção das futuras gerações de habitantes do planeta. Garantindo um correto uso da água e sua reciclagem; a economia de energia elétrica e, consequentemente, dos recursos necessários a sua geração e transmissão; além de assegurar um destino correto para os resíduos e dejetos provenientes desses condomínios, essas construções representarão a “ponta de lança” do movimento de recuperação ambiental a longo e médio prazo.