Estamos em uma época de acontecimentos estranhos que se manifestam em relação ao clima. O aparecimento de problemas ambientais e climáticos deve-se a forma que a humanidade escolheu de absorver os recursos naturais existentes, sem pensar no que teremos que ter no futuro para a nossa própria sobrevivência.
Entendemos que aplicando uma política que promova a importância da Educação Ambiental voltada principalmente para a Sustentabilidade já nas escolas primárias, conseguiremos criar nas novas gerações a devida mentalidade conservacionista, e será muito mais fácil implementar ações que visem a utilização sustentável dos recursos de nosso planeta no futuro.
No entanto, é necessário que além da Educação Ambiental, “NÓS TODOS” deveremos combater as práticas contrárias, e que as mesmas sejam punidas e banidas.
Muito mais que a simples causa do meio ambiente, a Educação Ambiental voltada para a Sustentabilidade analisa um amplo espectro de fatores que leva em consideração também os indivíduos afetados pelas atividades e ameaças a comunidades sujeitas às consequências danosas das práticas predatórias. Assim deve-se também ter em mente que a Educação Ambiental voltada para a Sustentabilidade tem que prever a redução da vulnerabilidade dessas pessoas.