Pelos conceitos estudados, a Logística Integrada é vista como competência que liga um empreendimento com seus fornecedores e clientes, e para que o processo seja eficaz, tem-se a necessidade que as empresas desenvolvam três capacidades: velocidade, qualidade e estrutura para suportar o desempenho. Isto porque os consumidores têm intensificado suas demandas por elevados níveis de serviços, obrigando as empresas a dedicarem recursos que aumentam a velocidade e a sincronização dos ciclos logísticos, de forma que o mesmo seja reduzido e economicamente mais viável.
Além disso, a qualidade dos serviços passou a ser vista como pré-requisito essencial para um relacionamento com maior nível de comprometimento entre as empresas.
Os processos de Logística Integrada atuam positivamente no atendimento às expectativas dos clientes na medida em que adicionam valor ao produto quando o estoque está corretamente posicionado no momento de seu consumo, ou seja, quando ocorre a disponibilização dos produtos onde os mesmos são necessários e desejados. Para que isso possa acontecer, é necessário que os processos sejam entendidos e coordenados de forma Integrada.
A Logística Integrada é vista como uma competência que vincula a empresa a seus clientes e fornecedores. As informações recebidas de clientes e sobre eles fluem pela empresa na forma de atividades de vendas, previsões e pedidos. As informações são analisadas e distribuídas em planos específicos de compras e produção. No momento do suprimento de produtos e materiais, é iniciado o fluxo de agregação de valor físico, e que resulta por fim na transferência de propriedade de produtos acabados para os clientes, conforme os prazos acordados.