Um planeta de oportunidades

O conceito de Sustentabilidade surgiu em 1979 na Assembleia Geral da ONU. Em 1992 o Brasil sediou a Rio 92 para discutir como produzir de maneira mais sustentável. Em 2012, na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, não se discutiu apenas sobre o meio ambiente, mas também  o desenvolvimento sustentável em seus três eixos:

  •  econômico,
  •  social,
  •  ambiental.

Tudo começa com a definição de economia: “administrar recursos limitados para atender às necessidades humanas”.  Ou seja, se os recursos fossem ilimitados, não haveria problema, mas não é bem assim. Hoje já somos mais de sete bilhões de habitantes no planeta. De 1970 a 2010 a população mundial dobrou. Todas essas pessoas vão precisar de água, alimentação, casa, escola, remédio, energia e transporte. Para fornecer tudo isso para a população, os recursos naturais serão cada vez mais exigidos.

O mundo já acordou para esta nova realidade. Os recursos do planeta precisam ser usados com responsabilidade. Mas é preciso a participação de todos, incluindo países, governos, empresas e pessoas.

Quando falamos de sustentabilidade, referimo-nos a três questões fundamentais: combate à miséria, exploração racional e renovável dos recursos naturais, e economia para gerar e distribuir riquezas. Tudo está interligado. Para isso, se precisa das empresas para fazer produtos e serviços que atendam as necessidades das pessoas. E também se deve gerar emprego e renda para que as pessoas possam viver melhor. A inclusão é um aspecto fundamental do desenvolvimento sustentável.

Comments

Post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *